Assim que você constatar que todos a sua volta estão bem, sinalize o local e ligue para a polícia para fazer o Boletim de Ocorrência Policial. É por meio dele que a locadora vai analisar se haverá necessidade que você cubra todos os custos ou se os reparos ficarão dentro do estabelecido na franquia do seguro.
Antes de você se dirigir à Delegacia, ligue para a empresa de locação e avise sobre o ocorrido, informando as avarias e o local do acidente. Algumas locadoras de veículos pedem que o cliente vá até uma loja de atendimento para preencher o Aviso de Sinistro ou Relatório de Sinistro.
Não deixe para avisar somente no dia seguinte ou após o conserto! As empresas têm política de atendimento até 24 horas após o incidente e, passado este período, o seguro será inválido. Outro motivo para contatar imediatamente a empresa é que ela também poderá lhe ajudar com guincho e com assistência no local.
Se o acidente for de proporções menores, apenas um amassado ou arranhão, ligue para a empresa avisando sobre a situação.
Se o carro não estiver em boas condições, será feita a troca do veículo. É importante ressaltar que, na hora de assinar o contrato, você deve analisar as modalidades de cobertura de riscos, pois após o acidente a locadora provavelmente vai revisar o seu contrato e, a partir dele, determinar qual o valor a ser pago.
Saiba mais sobre as diferentes proteções dos carros alugados.
Se você sofreu um acidente que afetou terceiros, contate a agência de aluguel após o incidente e faça o Boletim de Ocorrência.
O seguro só é coberto quando um inspetor da agência faz uma avaliação dos custos e avarias, revisando o seu contrato. Se estiver dentro do estabelecido no acordo, você terá uma pequena ou nenhuma participação no pagamento da oficina.
O valor a ser pago pelo conserto do carro depende da cobertura e da franquia da proteção escolhida no momento da reserva.
O valor da franquia estará no contrato de aluguel assinado na retirada do carro alugado, por isso, preste bastante atenção na hora de assiná-lo! Dependendo da proteção, ela pode, inclusive, não ter franquia. Neste caso, se houver um acidente, o locatário não precisará pagar pelos reparos.
Reservando pelo Rentcars.com, você já estará assegurado com a Proteção Obrigatória e a taxa estará inclusa na diária do aluguel. Caso queira, você também pode optar por adicionar a proteção a terceiros.
Nos planos oferecidos pelas locadoras, a cobertura a terceiros geralmente não está inclusa no contrato. No entanto, você pode adicioná-la pagando uma taxa relativamente baixa para usar o carro com toda segurança e conforto.
No site Rentcars.com há várias promoções e você até consegue encontrar veículos com seguro incluso, sem precisar pagar a taxa. Na hora de fazer a sua pesquisa, não deixe de conferir este item para encontrar o melhor preço e custo-benefício.
Caso seja comprovado que você dirigiu alcoolizado e bateu o carro, a seguradora não arcará com nenhum custo. Outra situação em que a locadora não terá nenhuma participação no conserto é imprudência no trânsito e excesso de velocidade. Se o contrato for violado e você passou um dia a mais com o carro ou cruzou alguma fronteira sem avisar, o seguro também não cobrirá nenhum eventual custo.
E você, já sabe tudo em relação ao seguro e aos acidentes de trânsito com carros alugados? Deixe a sua mensagem!
Fonte: https://blog.rentcars.com/